quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Instalando tar.gz e tar.bz2

+A +/- -A
 Alguns usuários que usavam a Janela chegam ao Linux e querem instalar alguns programas, é claro, é ai que eles se deparam com um pacote tar.gz ou também tar.bz2 .


Geralmente quando você vai instalar um programa e ele está comprimido em tar.gz ou tar.bz2 o pacote contém outros arquivos e outras pastas, é isso que o ".tar" significa  e o ".gz" ou ".bz2" é o tipo de compactação usada, e o pacote contém as fontes do programa prontas para serem transformadas em executáveis (compilação).

Hora da instalação:

 Depois de você ter baixado o pacote você tem que descompactar ele, se você você baixou ele no diretório do seu usuário, você pode ir até la com o navegador de arquivos, clicar no pacote e descompacta-lo, mas vamos fazer pelo terminal, lembrando que o $ significa que você pode fazer no terminal normal sem ser como root.

Primeiro acesse a pasta na qual o pacote está.

$ cd /home/seu_usuário (abre a pasta no terminal)


$ ls (exibe o conteúdo da pasta, não precisava, mas é para ver o nome do pacote)

Agora você vai descompactar o pacote, os comandos são:

$ tar -zxvf pacote.tar.gz (para pacotes tar.gz)


$ tar -jxvf pacote.tar.bz2 (para pacotes tar.bz2)


 As próximas  instruções são as padrões, mas dependendo podem ser diferentes por isso sempre leia o arquivo de texto README e o INSTALL que vão estar dentro do pacote descompactado.
 Agora você vai acessar a pasta criada com a descompactação do pacote, lembrando, não feche o terminal. Para acessar a pasta:

$ ls 


$ cd nome_da_pasta_criada


$ ls


 Agora você está vendo o conteúdo da nova pasta, é hora de preparar o sistema para a instalação do programa, a pasta provavelmente vai conter um arquivo chamado "configure" , lembrando esse é o padrão, sempre leia o README e o INSTALL. Agora você vai executar o "configure" pare que ele cheque as dependências de biblioteca e as variáveis de ambiente, isso pode demorar um pouco.


$ ./configure (o ./ significa que você quer executar o arquivo)


Agora é a hora de instalar, são dois comandos.


$ make


$ make install (vai instalar o programa)


Lembrando que você sempre tem que ler os arquivos README e INSTALL, pois os programas podem ser mais difíceis ou mais fáceis de instalar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário